Thiago Gonçalves no workshop sobre IRPF 2019

A declaração do Imposto de Renda (IRPF) é um dos principais eventos presentes no calendário do contribuinte brasileiro, mas todos os anos surgem novidades, o que causa dúvidas e acaba gerando prejuízo para alguns contribuintes. Para evitar que isso aconteça, a Service Contabilidade reuniu nesta manhã (19/3), clientes, empresários e contribuintes em geral na sede da empresa para tirar as principais dúvidas sobre o IRPF 2019 – exercício 2018.

O workshop conduzido pelo contador Thiago Gonçalves apontou as principais mudanças da Receita Federal neste ano, assim como resgatou informações importantes que devem ser respeitadas para evitar multas ou Malha Fina.

De acordo com o contador, três aspectos essenciais devem ser destacados: o prazo, a obrigatoriedade e as consequências de não declarar.

Confira abaixo alguns dos aspectos abordados por Thiago e, caso não tenha participado do evento, entre em contato com o seu contador para evitar problemas ou efetuar sua declaração.

Aproveitamos para agradecer a todos os participantes e nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos ou para efetuar o IRPF 2019.

Quem deve declarar

Prazo

Em 2019, o prazo para realizar a declaração do IR começou em 7 de março e acaba às 23h59min de 30 de abril / horário oficial de Brasília.

Atrazo

Os contribuintes que perderem a data terão que pagar multa com valor mínimo de R$165,74, e valor máximo de 20% do valor do imposto devido. Mesmo que você não tenha que pagar nada a mais de imposto, caso atrase a declaração do IRPF, você deverá pagar a multa mínima.

Não declarar

Se você não declarar o IR, além de ter que pagar um valor alto de multas com juros vai sofrer as consequências diretas em seu CPF, que pode ser suspenso, o que impede você (entre outras coisas) de sair do País, prestar Concurso Público ou comprar a prazo/financiado.

→ Saiba mais: http://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2019/perguntao