Cometer erros no preenchimento da declaração de Imposto de Renda pode levar o contribuinte a cair na malha fina. Quem fica nesta situação, tem a restituição de imposto retida até que a situação seja regularizada. A Receita Federal costuma reter a declaração por divergência de informações, erros no preenchimento ou inconsistências nos valores.
Neste caso, é preciso enviar uma retificação a qualquer momento, até 5 anos após o envio. Confira quais são os principais cuidados a serem tomados para evitar a malha fina. Se tiver dúvidas, fale conosco! E não esqueça: você deve enviar sua declaração até o dia 27 de abril.
- Inclua todos os rendimentos tributáveis recebidos de todas as fontes pagadoras, mesmo que esses rendimentos não tenham sofrido tributação na fonte (salários, aposentadorias, valores recebidos de planos de previdência privada e aluguéis), bem como os rendimentos recebidos por dependentes (ainda que sejam menores de idade) e que estejam dentro do limite anual de isenção de R$ 28.559,70;
- Informe apenas deduções de despesas amparadas por documentos idôneos que comprovem o gasto;
- Informe os saldos das contas bancárias corretamente (saldos acima de R$ 140) e não permita movimentações de terceiros em sua conta;
- Informe o valor verdadeiro das aquisições e alienações (vendas) de bens, principalmente de bens imóveis;
- Verifique sempre se a variação do patrimônio ocorrida no ano é compatível com os rendimentos recebidos informados na declaração.