Contador, seu aliado para o desenvolvimento da empresa

Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem história, sem identidade, sem planejamento e sem condições de prosperar. É isso mesmo! Foi-se o tempo em que este profissional exercia exclusivamente a função de escriturar e fazer a manutenção dos livros que registravam as movimentações comerciais das empresas.

Os chamados ‘guarda-livros’ da década de 1950 se preocupavam em atender o Fisco, sem participar mais intimamente da gestão do negócio. Hoje, essa atuação mudou completamente e está muito ligada à prevenção, ou seja, o objetivo é evitar que os problemas aconteçam e que seja necessário gastar tempo e dinheiro para solucioná-los.

O contador atual tem uma estreita relação com todas as áreas da empresa – financeira, comercial, jurídica, patrimonial – para que possa fornecer informações claras e objetivas aos gestores das empresas e, com isso, evitar erros, riscos e multas relacionados ao não cumprimento das legislações contábil, fiscal e trabalhista.

Infelizmente, algumas organizações – especialmente as pequenas empresas – ainda não perceberam os benefícios que o contador pode trazer à gestão dos negócios. Estas empresas precisam despertar para a necessidade de obter o maior proveito do volume de informações que são geradas diariamente em seus processos, aproveitando para transformar esses dados em conhecimento.

E se enganam aqueles que acreditam que a evolução tecnológica reduziu o trabalho ou a importância dos profissionais de contabilidade. Na verdade, houve novamente uma mudança no perfil dos contadores, que estão cada vez executando menos rotinas e dedicando mais tempo à análise e ao aconselhamento de empresários.

O contador consultivo da era da Indústria 4.0 é aquele que, por ter maior conhecimento financeiro e tributário, compreende quais caminhos podem gerar menos custos para as empresas e passa a sugeri-lo para os gestores. A contabilidade está completamente interligada às novas ferramentas dos dias de hoje, e sabemos que a tecnologia desempenha um papel vital no atual ambiente de negócios. E vale ressaltar que além do apoio fundamental ao desenvolvimento estratégico do negócio, o contador também tem responsabilidade sobre ele, portanto, conte sempre com a sua contabilidade para crescer com confiança e solidez.

 

No Comment

Comments are closed.